1
Cultura popular
Zuca-Truca em cana, usada nas «festadas» dos arraiais e romarias minhotas. O topo da cana é encimado por personagem em madeira, vestida com traje de lavrador minhoto. Seguindo-se, inferiormente e a rodear a cana, três pares de personagens a darem as mãos, as mulheres estão vestidas de preto, vermelho e branco (lavradeiras minhotas) e os homens de preto, com chapéu e castanholas presas à cintura (lavradores minhotos). No extremo oposto da cana tem um ferrinho que faz com que as figuras subam e desçam.
 

   2
Cultura popular
Rabeca chuleira ou rabela de madeira escura e arco. Instrumento musical que aparece numa área centrada em Amarante, que vai até ao Douro, Guimarães, Lousada e Santo Tirso, ligada a uma forma musical e coreográfica peculiar a essa área - a chula.
 

   3
Cultura popular
Flauta em madeira escura, com "botões" em metal, usada nas «festadas» dos arraiais e romarias minhotas.
 

   4
Cultura popular
Alicate de ferreiro em ferro.
 

   5
Cultura popular
Pífaro de madeira, com duas pequenas esferas, uma de cada lado, presas a dois arames e ligadas ao cabo de pífaro.
 

   6
Cultura popular
Bombo em madeira, pintado a vermelho e amarelo, com baqueta de madeira, usado nas «festadas» dos arraiais e romarias do Minho. A corda presa aos arcos, em ziguezague, regula a tensão por meio de anéis de couro.
 

   7
Cultura popular
Cantarinha dos namorados (ou das prendas) em barro, decorada com incrustações de mica, com tampo e pucarinho, utilizada nos leilões de prendas organizados nas aldeias da região de Guimarães (1995).
 

   8
Cultura popular
Meotes de algodão branco, sem pés, rendado, usados em S. Lourenço da Montaria, nas faldas da Serra de Arga, Concelho de Viana do Castelo.
 

   9
Cultura popular
Violão de madeira escura com 6 cordas (uma partida), usado nas «festadas» dos arraiais e romarias do Minho. O cordão, castanho e branco, preso em pequenas argolas fixas ao fundo da ilharga e à cabeça, permite ao tocador colocar o violão ao ombro.
 

   10
Cultura popular
Chinelos de lavrador minhoto, em pele de vitela branca (ou bezerro), com sola e tacão em madeira.
 

 

  topovoltar