Mamoa na freguesia do Salvador de Briteiros

Descrição: Mamoa. "Fica a bouça onde ele está situado àmargem da estrada de Briteiros às Taipas, pela Gândara. A mamoa está bastante deteriorada, mas bem visível ainda. Tem 4 marcos de pedra a delimitar o terreno em que ela assenta" (Mário cardozo).

Utilização: Funerária

Observações:
Junto da bouça onde se encontra esta mamoa passa actualmente o ramal de estrada da Gândara, que partindo da estrada das Taipas a Lanhoso liga a Briteiros, seguindo pelo lado nascente do Monte de Sabroso. A Bouça Nova fica a uns 150 metros desta bifurcação de estradas. Pertencia ao Conselheiro Serafim Antunes Rodrigues Guimarães, de Briteiros, que, a pedido de Sarmento, a doou à Sociedade Martins Sarmento em 1892.

Bibliografia:
CARDOZO, Mário, "Monumentos Arqueológicos da Sociedade Martins Sarmento", Revista de Guimarães, n.º 60, Guimarães, 1950.
Documentos:


  • Inscrição na Conservatória do Registo Predial, a favor da Sociedade Martins Sarmento, de uma mamoa situada na Bouça da Agrela ou da Gândara, em Briteiros.

  • CARDOZO, Mário, "Monumentos Arqueológicos da Sociedade Martins Sarmento", Revista de Guimarães, n.º 60, Guimarães, 1950, pp. 450-451.

   1
Mamoa da Bouça da Agrela, em Briteiros. O homem está colocado no dentro do monumento. Fotografia de Mário Cardozo.
 

 

  topovoltar