O Núcleo de Estudos Vicentinos tem como objectivos o estudo e a difusão da história do teatro em Portugal e da obra do escritor Gil Vicente, fundador do Teatro português e um dos maiores poetas europeus do seu tempo.

O NEV será depositário do fundo documental sobre Gil Vicente pertencente à Câmara Municipal de Guimarães, propondo-se promover o seu tratamento e assegurar condições para a sua consulta e divulgação.

A actividade deste Núcleo, para além de projectos de investigação próprios, acolherá iniciativas da comunidade científica, procurando captar recursos para o financiamento das suas linhas de investigação em concursos públicos, recorrendo, sempre que possível e necessário, a parcerias com outras instituições.

O NEV promoverá a realização de seminários, palestras, colóquios e outros eventos de carácter científico e cultural, assim como a publicação, em suporte impresso e digital, de fontes, bibliografias, ensaios e outros estudos dedicados à temática vicentina e à história do teatro português.

 

  topovoltar