Casa de Sarmento

A CASA DE SARMENTO

Centro de Estudos do Património

A Casa de Sarmento é uma Unidade Diferenciada da Universidade do Minho, fundada em 2017, suportada num protocolo que a Universidade celebrou com o Município de Guimarães e a Sociedade Martins Sarmento (SMS). Retoma-se assim a experiência da Unidade Cultural com o mesmo nome que existiu entre 2002 e 2008.

Tem como principal missão fortalecer a ligação entre a Universidade e a comunidade, bem como apoiar o desenvolvimento da missão científica e cultural da SMS. Na sua atividade assume particular importância o tratamento, catalogação, digitalização e divulgação do  acervo bibliográfico, documental e museológico da SMS. Através da Casa de Sarmento os investigadores e o público em geral terão acesso privilegiado a um património de inestimável valor cultural e elevado potencial científico.

Valorizamos e divulgamos Património

OBJETIVOS DA CASA DE SARMENTO:

• A promoção da cooperação da Universidade do Minho com a comunidade em geral, e a vimaranense em particular;
  • O desenvolvimento de actividades de índole cultural;
  • O enquadramento de projectos de investigação no âmbito dos estudos sobre o Património e a História Local;
  • O estabelecimento de acções de cooperação científica e captação de financiamentos com instituições nacionais e internacionais.
  • A realização de acções de formação em áreas pertinentes para os objectivos específicos da Unidade;
  • A recolha, tratamento e disponibilização de fundos documentais relacionados com o património e a história local;
  • A organização de um fundo iconográfico de Património e História Local através, nomeadamente, da recolha, catalogação e digitalização de fotografias e outros suportes de imagens;
  • A edição e divulgação de inventários, catálogos e outros elementos destinados a facilitar aos investigadores a consulta de documentos;
  • A publicação de fontes documentais e de estudos;
  • A utilização das novas tecnologias da informação em projectos de investigação, produção e divulgação de conteúdos relacionados com as problemáticas históricas e patrimoniais.

DOCUMENTOS:

Promotores