Desde 2005 que se tem conhecimento de uma planta de Guimarães, datada do século XVI, que se encontra no Brasil, pertencendo ao acervo da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro [FBNRJ], integrando o volume “Mappas do reino de Portugal e suas conquistas collegidos por Diogo Barbosa Machado”.  Entre outras características, este mapa apresenta-nos a planta de algumas das mais emblemáticas construções da cidade, como o Castelo, o Paço dos Duques, o Convento de Sta. Clara e a Colegiada da Oliveira. Tem ainda outra característica assinalável, a representação do relevo do terreno da cidade através de dois perfis elevados e rebatíveis.

A Casa de Sarmento tem vindo a desenvolver uma série de contactos com a Fundação Biblioteca Nacional do rio de Janeiro no sentido de dar mais visibilidade a este valiosíssimo conjunto cartográfico. Na sequência destes contactos, tivemos notícia do recente restauro da planta de Guimarães. Através das imagens que recebemos podemos apreciar numa nova perspetiva a cidade de Guimarães no século XVI.