Ex-libris

Conjunto de itens

Descrição

EX–LIBRIS, Num só, todos os (meus) livros

Evidências de marcas de posse sobre bens de natureza bibliográfico-documental existem desde a Antiguidade, sofrendo, contudo, um forte incremento a partir da descoberta da Imprensa, invenção que contribuiu fortemente para a proliferação exponencial do livro impresso, bem como facilitou o acesso ao mesmo por um maior número de pessoas.

No mundo dos livros e dos bibliófilos a marca de posse designa-se por Ex-librismarca indicativa do proprietário ou biblioteca a que pertence o livro ou documento que a ostenta – e a sua existência assevera o inquestionável valor (material, intelectual, assim como símbolo de prestígio social) que, nos mais variados momentos da história da humanidade, foi sendo atribuído ao livro.

Podendo apresentar-se na forma manuscrita, gravada ou impressa, consoante os avanços da técnica e da arte, os Ex-libris podem exibir símbolos heráldicos, desenhos e elementos textuais – em verso, em prosa ou mistos – os quais individualmente ou em conjunto definem a identificação do proprietário e, em alguns casos, protegem-nos de eventuais furtos.

 

A Colecção de Ex-libris do Dr. Carlos Alberto Soares Cabral Peixoto Vilas-Boas (1939-2003)

A Sociedade Martins Sarmento integra na sua Biblioteca/ Arquivo a importante Colecção de Ex-libris, portugueses e estrangeiros, na sua maioria heráldicos, organizada pelo Dr. Carlos Alberto Soares Cabral Peixoto Vilas-Boas (1939-2003) e doada à Instituição por sua mulher, a Senhora Dona Maria José Falcão Trigoso de Siqueira da Cunha.

Alguns anos após a sua formação em Direito, Carlos Alberto Soares Vilas-Boas desenvolveu o gosto pelo coleccionismo de ex-libris, tendo para isso estabelecido contacto com as mais variadas personalidades ligadas à temática, adquirindo catálogos, assim como tornando-se assinante da revista da Academia Portuguesa de Ex-libris. Desenvolvida ao longo de vários anos, a colecção contempla mais de um milhar de espécimes, portugueses e estrangeiros, na sua maioria heráldicos, laboriosamente organizados e identificados, a partir de fontes bibliográficas que o próprio coleccionador adquiriu.

A Colecção de Ex-libris do Dr. Carlos Alberto Soares Vilas-Boas, para além do seu valor documental (Arquivo Pessoal) e de memória, é campo fértil para a pesquisa nas mais variadas temáticas, nomeadamente no domínio da bibliofilia e história do livro, do coleccionismo, da heráldica e da arte, assim como no âmbito dos estudos sociais e culturais, entre outros.

Itens

Pesquisa avançada