Normas para os Autores
1. Normas para apresentação dos artigos:
Os artigos devem ser enviados em suporte informático, para o email revista@msarmento.org, com extensão máxima de 32 páginas DIN-A4, espaçamento duplo, em tipo de letra Times New Roman, corpo 12, incluindo gráficos, tabelas, mapas, notas (estascom a mesma letra, de corpo 10 e espaçamento duplo), apêndice(s) e bibliografia (esta a espaçamento simples).
Todas as margens devem ser de 3cm e todas as páginas deverão ser numeradas.
Todos os gráficos, tabelas e mapas devem ser numerados e acompanhados por um título e uma referência à fonte de procedência.
As notas devem ser colocadas no rodapé, numeradas sequencialmente em algarismos árabes.
Na primeira página deve constar o título do artigo, o(s) nome(s) do(s) autor(es), o(s) respetivo(s) email(s) e a instituição a que estão filiados.
O artigo deve ser precedido de um resumo (150-200 palavras) do seu conteúdo (abstract).
Devem ser indicadas quatro palavras-chave que classifiquem a temática do artigo.
A bibliografia deve ser colocada no final do texto, ordenada alfabeticamente por autor e ano de publicação. No caso de publicações no mesmo ano, acrescentar a, b, etc., exemplo: (Braga, 2015a, 2015b). No texto do artigo, todas as referências devem ser colocadas entre parêntesis, de acordo com os seguintes exemplos: (Braga, 1999), (Braga, 2015; Meira, 1921). Para citações, indicar o número da página (Braga, 2015: 25).
2. Exemplos de citações bibliográficas:
Livros: BRAGA, Alberto Vieira (2015). Curiosidades de Guimarães. Sociedade Martins Sarmento, Guimarães.
Obras Coletivas: OLIVEIRA, César (org.) (1996). História dos Municípios e do Poder Local. Círculo de Leitores, Lisboa.
Capítulos em Obras Coletivas: MONTEIRO, Nuno Gonçalo (1996). O central, o local e o inexistente regional, in OLIVEIRA, César (org.) (2001). História dos Municípios e do Poder Local. Círculo de Leitores, Lisboa, 79-119.
Artigos em revistas: SILVA, I. (2001). A rosa-dos-ventos. Revista de cartografia, 15, 356-372.
Textos não publicados, relatórios, teses: FONTE, Teodoro da (2008). Respostas jurídicas e institucionais ao problema da exposição de crianças no século XIX. Comunicação apresentada ao Congresso “Alberto Sampaio, ontem e hoje”, Guimarães.
Publicações eletrónicas: OSSWALD, Helena (2012). Sistemas de parentesco no período moderno: definições religiosas e liberdades individuais em Portugal. CEM -Cultura, Espaço Memória, 3, 29-44. Acedido a 20/04/2016, em http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11247.pdf
3. Figuras
Será considerada figura todo o tipo de documento como fotografias (a preto e branco, formato JPEG, com resolução mínima de 300 pixéis/polegada), gráficos, desenhos ou mapas. O autor deve assinalar no texto a chamada da figura com o formato (Figura número algarismo árabe). Todas as figuras serão publicadas a preto e branco devendo adaptar-se as cores e tracejados a esta configuração. Os autores devem identificar claramente a fonte de todas as figuras, sendo da sua responsabilidade garantir a autorização de publicação dos proprietários quando não sejam originais.
4. Abreviaturas
Só se deverão utilizar abreviaturas internacionalmente aceites. Quando se pretenda encurtar um termo usado frequentemente no texto, a abreviatura correspondente, entre parêntesis, deve acompanhá-lo a primeira vez que apareça.