Casa de Pousada

Conjunto de itens

Descrição

A Casa dos Peixotos, também conhecida por Case de Pousada, por pertencer à Quinta com este nome, fica situada na freguesia de S. Pedro de Azurém do Concelho de Guimarães, e pode considerar-se como um dos exemplos da influência do gótico alcobacence. Edificação do século XIII, de espessas paredes a acusarem o ambiente românico que ainda então nos dominava, esta construção foi, possivelmente, uma das primeiras manifestações do estilo cistercience, em arquitectura civil, no Norte do País.
Foi solar dos Morgados Peixotos que descendem de um filho natural de D. Afonso Henriques, D. Fernando Afonso de Toledo, assim apelidado por ter vivido nesta cidade castelhana ao serviço de D. Afonso VI, seu bisavô.
Mas o apelido de Peixoto só figura na quarta geração com Gomes Viegas, o Peixoto, segundo filho de D. Egas Henriques de Portocarreiro e Dona Teresa Gonçalves de Curveira.
A Casa se Pousada manteve-se na posse da família Peixoto até 1894, ano em que foi vendida a Domingos José Ribeiro Guimarães, membro do Senado Vimaranense e presidente da Associação Comercial.

É parte de

Itens

Pesquisa avançada