Nível de descrição: arquivo

Título: Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão
Datas extremas: 1564/1803

Dimensão: 28 mç. (2 cx; 0,39 ml)

Nome produtor: Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão

História Institucional: A Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão
situa-se na freguesia de São Martinho de Fareja, actualmente concelho de Fafe. O seu fundador foi o padre José Simões que por escritura de 3 de Maio de 1752 doou todos os seus bens aos religiosos da missão. Nesse mesmo mês os lazaristas, hoje conhecidos por vicentinos, já estavam lá instalados. O alvará régio foi concedido em Maio de 1752, e em Novembro de 1783 os padres da casa da missão, obtiveram, por bula papal, todos os títulos e direitos pertencentes à igreja de S. Tiago de Rande. A sua extinção deu-se em 1834. Hoje o edifício encontra-se, tal como outras antigas casas conventuais do concelho nas mãos de particulares. Está em relativamente bom estado de conservação, embora muito remodelado.
A igreja, ligeiramente afastada, está praticamente em ruínas necessitando, urgentemente de obras de restauro.
História custodial e arquivística: O arquivo do Convento de Santa Maria de Belém foi incorporado no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, aquando da sua criação, de acordo com o disposto no capítulo XXIV do decreto nº 19.952 de 27 de Junho, republicado em 30 de Julho do mesmo ano.

Âmbito e conteúdo: Constituído maioritariamente por escrituras de prazos, compra/venda, vedorias e tombo.
Ingressos adicionais: Por se tratar de um arquivo desactivado não se prevê a entrada de novas unidades de instalação.

Condições de reprodução: A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição. O seu deferimento encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Condições de acesso: Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.

Descrição do estado de conservação: No geral o arquivo está em bom estado de conservação.

Instrumentos de descrição: Catálogo disponível em base dados do programa Microsoft Acess.

Unidades de descrição relacionada: Existe documentação da Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão no Arquivo Distrital de Braga. Poderá, ainda consultar a seguinte monografia: ARAÚJO, António Sousa, SILVA, Armando B. Malheiro – Inventário do fundo monástico conventual. Braga: Arquivo Distrital de Braga; Universidade do Minho, 1985. 228pp; 23 cm

Nota do(s) arquivista(s): O conteúdo informativo da “História institucional” baseou-se na seguinte bibliografia:

ARAÚJO, António de Sousa Araújo – Inventário do Fundo Monástico Conventual - Braga, Arquivo Distrital de Braga. 1985.133 p.

Regras e convenções: ISAD (G); NP 405







  topovoltar