Espaços e equipamentos

A Casa de Sarmento está instalada no primeiro piso de um palacete vimaranense que pertenceu ao ilustre arqueólogo Francisco Martins Sarmento. Conta com duas salas de trabalho, um laboratório de digitalização e um espaço de arquivo. O laboratório de digitalização está equipado com um digitalizador I2S Openbook, com grande produtividade,  capaz de digitalizar documentos com dimensões A2 em alta resolução, uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do projeto. O espaço de arquivo acolhe também importantes arquivos externos, que estão a ser tratados e catalogados, designadamente o arquivo da Casa do Costeado e o espólio dos Serviços Hidráulicos da Bacia Hidrográfica da Bacia do Ave e do Cávado, pertencente à Agência Portuguesa do Ambiente.

Atividade

Estamos especializados no tratamento e digitalização de documentos históricos. Desenvolvemos projetos de alojamento e divulgação de espólios digitais através da plataforma open source OMEKA. Apoiamos projetos de investigação na área da História e do Património Cultural.

A Casa de Sarmento é também a sede do Repositório Genealógico Nacional (RGN) um projeto que ambiciona reconstruir a genealogia de todos os portugueses, envolvendo a diáspora.

Um exemplo de digitalização e exibição de gravuras

Gravura pertencente à coleção da Sociedade Martins Sarmento, digitalizada no scanner I2s open book system e publicada na plataforma OMEKA da Casa de Sarmento. A visualização da imagem é garantida pelo Universal Viewer utilizando a tecnologia IIIF (International Image Interoperability Framework).

Esta tecnologia permite visualizar uma imagem em alta resolução sem comprometer a experiência de utilização.