Nível de descrição: arquivo

Título: Rodrigo Pimenta

Datas extremas: 1937/1955

Dimensão: 12 doc.

Nome produtor: Rodrigo Pimenta

História biográfica: Rodrigo Pimenta era filho de Manuel Lopes Pimenta e Dona Silvina Rosa, nasceu em Guimarães em 30 de Março de 1885. Exerceu, durante muito tempo, o cargo de bibliotecário da Sociedade Martins Sarmento e funções de Conservador do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Em Março de 1933, iniciou a publicação do Boletim de Trabalhos Históricos, sob direcção do Dr. Alfredo Pimenta.
História custodial e arquivística: Os documentos que constituem o arquivo de Rodrigo Pimenta foram, maioritariamente, encontrados em armários do antigo edifício do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, a sua proveniência é desconhecida.

Âmbito e conteúdo: Constituído maioritariamente por correspondência.

Ingressos adicionais: Arquivo em aberto.

Condições de reprodução: A reprodução deverá ser solicitada por escrito, através de requerimento dirigido ao responsável da instituição. O seu deferimento encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o seu estado de conservação ou o fim a que se destina a reprodução.

Condições de acesso: Comunicável, salvo os originais em mau estado de conservação.

Descrição do estado de conservação: No geral o arquivo está em bom estado de conservação.

Instrumentos de descrição: Catálogo disponível em suporte papel.

Nota do arquivista (s): O conteúdo informativo da “História institucional” baseou-se na seguinte bibliografia:

BRAGA, Alberto- Rodrigo Pimenta. Boletim de Trabalhos Históricos. Guimarães: Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Vol XXI:1-4 (1959-1961), p.4-8

Regras e Convenções: ISAD (G); NP 405


  topovoltar