O Núcleo de Conservação e Restauro (NCR) será a valência da casa de Sarmento com aptidão para intervenções no campo do restauro e da conservação preventiva de espécimes do património material, com um perfil que se prevê pioneiro e inovador, com um amplo campo de intervenção e um elevado potencial técnico e científico, disponibilizado pelos laboratórios da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O NCR terá como objectivo promover e realizar projectos de investigação na área da conservação e restauro de materiais, divulgar os resultados da investigação realizada na Universidade do Minho no quadro da sua área de intervenção e como prestar serviços à comunidade no quadro das suas competências.

Do ponto de vista funcional, prevê-se a subdivisão do NCR em duas vertentes complementares: a Oficina de Restauro e os Laboratórios da Escola de Engenharia. A Oficina de Restauro resulta da necessidade de encontrar resposta para os problemas com que se deparam as instituições e particulares que necessitam de serviços na área da conservação e restauro de património material. O que se propõe é a criação de uma oficina especializada em restauro de espécimes com valor patrimonial.

O NCR recorrerá às competências científicas já existentes ou em vias de consolidação na Universidade do Minho, nomeadamente:

  • na vertente de edifícios e monumentos recorrerá principalmente a investigadores e aos laboratórios dos Departamentos de Engenharia Civil e de Engenharia Mecânica;
  • no domínio dos materiais têxteis, fará apelo aos conhecimentos existentes no Departamento de Engenharia Têxtil;
  • no que toca aos materiais arqueológicos, seu estudo, conservação e restauro, contar-se-á com a experiência do Laboratório de Análises Químicas (inserido no Departamento de Engenharia Mecânica);
  • no que toca à conservação e restauro da madeira recorrer-se-á às valências em vias de desenvolvimento nos Departamentos de Engenharia Mecânica e de Engenharia Civil na área da tecnologia destes materiais.
  topovoltar