O Núcleo de Documentação Abade de Tagilde propõe-se proceder ao tratamento de fundos bibliográficos e documentais através da sua inventariação, catalogação e digitalização, bem como disponibilizar apoio técnico a arquivos e bibliotecas de entidades públicas e particulares, tendo em vista a conservação, o restauro e a valorização de acervos bibliográficos e documentais com valor patrimonial.

Neste contexto, o apoio ao tratamento do acervo bibliográfico e documental da Sociedade Martins Sarmento assume carácter prioritário no conjunto dos objectivos de trabalho do Núcleo de Documentação, propondo-se dar acompanhamento técnico e científico à SMS, nomeadamente assegurando a informatização dos ficheiros da Biblioteca e do Arquivo da SMS e a respectiva integração na rede de Bibliotecas da Universidade.

É objectivo do NDAT a disponibilização pública do acervo da Sociedade SMS em formato digital. A sua intervenção prioritária terá como objectivo assegurar a conservação e preservação do valioso espólio documental da Sociedade Martins Sarmento, actualmente em risco por efeito da usura do tempo e do manuseamento repetido de documentos originais, muitas vezes únicos, em grande parte registados em suportes materiais precários.

Tendo em conta que a única intervenção de conservação preventiva de parte do espólio documental da SMS, em particular a colecção de jornais, torna inevitável a sua retirada de consulta, a digitalização permitirá que continue acessível às solicitações dos inúmeros investigadores que recorrem ao acervo bibliográfico e documental de que é propriedade da Sociedade Martins Sarmento.

Para além da conservação, a conversão do espólio documental para suporte digital possibilitará pesquisas muito aprofundadas e rápidas sobre os respectivos conteúdos, bem assim como a disponibilização à comunidade científica de um valioso património cultural através da Internet.

Neste quadro, para além das preocupações com a defesa e a promoção do património documental, pretende-se disponibilizar com maior facilidade e comodidade o livre acesso a documentação que actualmente tem consulta condicionada (reservados).

  topovoltar