O Núcleo de Estudos de Arqueologia e História Local (NEAHL), assume um perfil vocacionado para a investigação e incluirá duas secções: a Secção de História Local (SHL) e a Secção de Arqueologia (SA).

A História Local assume particular premência num tempo marcado por uma crescente globalização e propensão para a massificação e uniformização cultural, em que urge desenvolver a consciência do valor da história e do património enquanto marcas da herança cultural colectiva. Neste sentido, a Secção de História Local propõe-se desenvolver e enquadrar estudos no âmbito da história local e regional.

A SHL propõe-se acolher e promover projectos de investigação, próprios ou resultantes da iniciativa da comunidade científica externa, procurando captar recursos para o financiamento das suas linhas de investigação através do mecenato ou participando em concursos públicos.

São igualmente objectivos da SHL a realização de jornadas de estudo, palestras, colóquios e outros encontros científicos abertos ao público, assim como a publicação de actas resultantes das suas actividades, catálogos, edições de fontes, bibliografias, ensaios, estudos, recorrendo, sempre que possível e necessário, a parcerias com outras instituições.

A Secção de Arqueologia (SA), insere-se na vocação matricial da Sociedade Martins Sarmento, desde sempre ligada aos estudos arqueológicos, e na necessidade de assegurar enquadramento técnico e científico adequado ao tratamento, conservação e estudo do vasto património arqueológico da SMS. Tem como objectivos centrais o desenvolvimento de projectos de inventário de património material, móvel e construído e de tratamento museológico, assumindo uma vocação para a prestação de serviços a entidades públicas e particulares.

A principal prioridade da Secção de Arqueologia será assegurar acompanhamento técnico e científico à Sociedade Martins Sarmento, apoiando a reestruturação e modernização dos seus museus e promovendo a preservação e o estudo dos sítios arqueológicos que são propriedade ou estão sob administração da Sociedade Martins Sarmento.

  topovoltar