Peça: Arrecadas (par)
Dimensões: [1) Alt. 70 m/m; diâm. 17 m/m; peso 9,6 g.; 2) Alt. 68 m/m; diâm. 17 m/m; peso 8,8 g, restaurado no aro.]
Proveniencia:
Citânia de Briteiros
Descrição: Arrecadas em ouro, do período entre os séculos III AC/I AC. Par de arrecadas. Parte superior em estribo constituído por duas lâminas triangulares dobradas, soldadas, pela base, ao apêndice da arrecada. Apresenta decoração de filigrana (granulado e polvilhado). O prolongamento dos respectivos vértices, em hastes adelgaçadas nas extremidades constitui o sistema de suspensão por introdução no lóbulo da orelha. O apêndice terminal é composto por três elementos: um cilindro oco decorado por alinhamentos duplos em ss encadeados, entre fios torcidos, limitando um campo polvilhado com grânulos na zona média do motivo e nas dobras ss; um elemento esférico achatado, funcionando como toro, decorado na parte superior por fio enrolados entre fios e na parte inferior com alinhamentos de grânulos na base; finalmente um remate cónico com vértice para baixo. Encontradas na Citânia de Briteiros, em 1937.


Peça: Pulseira
Dimensões: [Alt. c.8 m/m; diâm. c. 95 m/m; desenv. c. 345 m/m; peso c. 80g. (75,5g)]
Proveniencia:
Gondeiro, Amarante
Descrição: Pulseira de ouro batido, da Idade de Bronze (?). Pulseira lisa com forma circular aberta, de secção losangular, ligeiramente espiralada, decorada no centro e extremidades com motivos geométricos gravados. Pontas em forma de cravo. Proveniente do Tesouro de Gondeiro, Amarante. Adquirido por compra em 1929.


Peça: Pulseira
Dimensões: [Alt. c. 10 m/m; diâm. c. 85 m/m; desenv. c. 325 m/m; peso c. 70g (65g)]
Proveniencia:
Gondeiro, Amarante
Descrição: Pulseira de ouro batido, da Idade de Bronze (?). Pulseira lisa com forma circular aberta e secção losangular, ligeiramente espiralada (as pontas ligeiramente sobrepostas), decorada no centro e extremidades com pequenos círculos com ponto ao centro. Pontas em forma de cravo. Proveniente do Tesouro de Gondeiro, Amarante. Adquirido por compra em 1929.


Peça: Aro
Dimensões: [Alt. c. m/m; comp. c. 29 m/m; larg. 25 m/m; desenv. c. 78 m/m; peso c. 10 g.]
Proveniencia:
Gondeiro, Amarante
Descrição: Aro em ouro, da Idade do Bronze. Aro liso em círculo aberto, com secção quadrangular, e um das extremidades em forma de cravo. Segundo a bibliografia citada é um fragmento da espiral a seguir descrita. Proveniente do Tesouro de Gondeiro, Amarante. Adquirido por compra em 1929.


Peça: Espiral
Dimensões: [Alt. c. 20 m/m; diâm. c. 28 m/m; desenv c. 240 m/m; peso c. 20 g.]
Proveniencia:
Gondeiro, Amarante
Descrição: Espiral em ouro batido, da Idade do Bronze (?).Espiral lisa cilíndrica, com três espiras de secção em losango e uma das extremidades em forma de cravo. Segundo a bibliografia o aro cf. 7, faz parte desta espiral. Proveniente do Tesouro de Gondeiro, Amarante. Adquirido por compra em 1929.

 
 
  topovoltar