Mamoa na freguesia do Salvador de Briteiros
Descrição: Mamoa. "Fica a bouça onde ele está situado àmargem da estrada de Briteiros às Taipas, pela Gândara. A mamoa está bastante deteriorada, mas bem visível ainda. Tem 4 marcos de pedra a delimitar o terreno em que ela assenta" (Mário Cardozo).
Utilização: Funerária.
Observações:
Junto da bouça onde se encontra esta mamoa passa actualmente o ramal de estrada da Gândara, que partindo da estrada das Taipas a Lanhoso liga a Briteiros, seguindo pelo lado nascente do Monte de Sabroso. A Bouça Nova fica a uns 150 metros desta bifurcação de estradas. Pertencia ao Conselheiro Serafim Antunes Rodrigues Guimarães, de Briteiros, que, a pedido de Sarmento, a doou à Sociedade Martins Sarmento em 1892.
Bibliografia:
CARDOZO, Mário, "Monumentos Arqueológicos da Sociedade Martins Sarmento", Revista de Guimarães, n.º 60, Guimarães, 1950.
Documentos:
Inscrição na Conservatória do Registo Predial, a favor da Sociedade Martins Sarmento, de uma mamoa situada na Bouça da Agrela ou da Gândara, em Briteiros.
CARDOZO, Mário, "Monumentos Arqueológicos da Sociedade Martins Sarmento", Revista de Guimarães, n.º 60, Guimarães, 1950, pp. 450-451.