José Alves Coelho, sendo possuidor de uma azenha, moinho de verão e um engenho de triturar linho na margem esquerda do rio Vizela, pede licença para ampliar a casa de azenha, colocar uma segunda rora hidraulica e reconstruir a parede do canal, com o fim de ali instalar uma fábrica de papel e um engenho de serração de madeira.
Contém: requerimento, planta, notas de serviço, despachos, receita de pagamento, diploma de licença número 986, termo de responsabilidade.
Local: concelho de Santo Tirso, freguesia de São Tomé de Negrelos, lugar da Ponte Nova.
Com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em 1993, a ser celebrado anualmente no dia 22 de Março. Uma forma de reforçar a valorização deste recurso finito e insubstituível, indispensável à sobrevivência das espécies e do planeta.
O Arquivo Histórico Hidráulico das Bacias do Ave e Cávado assinala esta data com a publicação deste documento. Um entre milhares disponíveis para consulta na Casa de Sarmento.