A investigação histórica evolui, naturalmente, alargando-se a novos temas e novas perspetivas. A Casa de Sarmento, no âmbito da sua missão de fortalecer os laços entre a Universidade e a Comunidade, tem vindo a realizar, com regularidade, uma série de ações de formação, procurando proporcionar aos professores acesso ao conhecimento mais atual na sua área de especialidade.

Em colaboração com o Centro de Formação Martins Sarmento, vai promover um curso de formação de professores, reunindo investigadores de várias especialidades, que pretende contribuir para a atualização de conhecimentos em áreas como: história social, história das mulheres, história ambiental, demografia histórica e história da família, história da saúde, história da indústria, história da alimentação, história do vestuário.

O Curso “Novas perspetivas no ensino da História” vai iniciar-se no próximo dia 26, com a sessão intitulada: “Comunidades Ciganas em Portugal: Uma História Esquecida pela Escola?”, orientada pelo Doutor Francisco Mangas.

Em diálogo com os professores participantes, a sessão incluirá uma breve apresentação de uma investigação de doutoramento centrada na História deste grupo étnico em Portugal, durante a Época Moderna, sem perder de vista as ligações à contemporaneidade. O objetivo é que deste diálogo surjam propostas concretas para a introdução do passado desta minoria no contexto das aulas de História.