A Casa de Sarmento apresenta a iniciativa Novos olhares, que tem como objetivo divulgar, num ambiente informal, os resultados de investigações desenvolvidas pela comunidade científica.

Consciente da permanência das desigualdades de género e da pertinência que este assunto tem na ordem mundial, a Casa de Sarmento considera relevante refletir sobre a posição da mulher na sociedade numa perspetiva histórica. Em 2023, realizaremos um ciclo de três sessões que terão como tema central a mulher no trabalho e na sociedade, no contexto dos estudos de género da atual historiografia europeia.

A segunda sessão deste ciclo tem lugar a 27 de abril, às 18h00, com a conferência As mulheres na sucessão das quintas de Ronfe (séculos XVI a XIX), proferida por Maria Norberta Amorim, professora catedrática aposentada da Universidade do Minho e investigadora do CITCEM.

Resumo

Até um adiantado século XIX, a Vila de Ronfe repartia-se em quintas produtivas cujos nomes dominam ainda hoje a toponímia.

Tendo como suporte uma base de dados demográfico-genealógica, em cruzamento com listas de habitantes e uma rica e variada gama de outras fontes, em que sobressaem os testamentos, podemos acompanhar, desde os finais do seculo XVI, a reprodução biológica dos proprietários e as estratégias de nomeação de herdeiros, avaliando o papel e o peso das mulheres nesse processo.

Maria Norberta Amorim

Professora catedrática aposentada da Universidade do Minho e investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Especializou-se em Demografia Histórica, criando uma metodologia a aplicar aos registos paroquiais portugueses. Essa metodologia de reconstituição de paróquias reflete-se hoje no Repositório Genealógico Nacional (RGN), sediado na Casa de Sarmento. É autora de dezenas de trabalhos de Demografia Histórica e estudos de comunidades rurais e urbanas.

Modalidade: Presencial e online.

Inscreva-se aqui.

Acesso livre.